Revista Brasileira de Direito Processual Penal


    

 

      

    

      

Das constantes discussões em grupos de estudos e de pesquisas, bem como de seminários científicos, tendo como um de seus objetos o Direito Processual Penal, surgiu a necessidade de intensificar a construção e o desenvolvimento científicos dos institutos desse ramo do Direito. A busca de um espaço próprio ao processo penal cria possibilidades de desenvolvimento científico crítico-construtivo. Por isso, o Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal, fundado em março de 2010, lança a Revista Brasileira de Direito Processual Penal.

A revista, que a partir de 2017 adotará periodicidade quadrimestral (com três números por volume/ano), tem como objetivo primordial a produção de conhecimento científico de máxima qualidade, a partir de um processo editorial transparente, público e conforme com as diretrizes nacionais e internacionais sobre editoração científica e ética/integridade na avaliação dos manuscritos. Portanto, almeja-se criar espaço para um debate científico sério e consistente, que apresente reais contribuições ao aprimoramento da dogmática processual penal.

Portanto, a RBDPP tem como diferencial um consistente processo editorial de controle, avaliação e aprimoramento dos artigos submetidos, a partir da atuação dos seus editores e avaliadores, com conhecimentos específicos sobre as temáticas abordadas em suas seções e seu foco editorial. Por trata-se de periódico focado no Direito Processual Penal, a revisão por pares será direcionada a partir das temáticas e objetos específicos dos trabalhos submetidos aos pareceristas que tenham produção científica diretamente relacionada. Assim, almeja-se a realização de avaliações sólidas e cientificamente fundamentadas, de modo a oferecer uma real contribuição no aprimoramento do manuscrito.

Assim, juntamente à solidez propiciada pela vinculação ao Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal, a RBDPP buscará a sua consolidação como fonte científica confiável à dogmática processual penal, o que se refletirá nos trabalhos publicados como uma marca de garantia de qualidade.

-----------------

REVISTAS PUBLICADAS

                

 

Notícias

 

Avviso di selezione e composizione della commissione giudicatrice per il bando assistant-editor

 
Avviso di selezione e composizione della commissione giudicatrice per il bando assistant-editor RBDPP - N. 1/2019  
Publicado: 2020-01-27 Mais...
 

Domanda d’iscrizione al bando di selezione assistant-editor RBDPP - N. 1/2019

 
In allegato la domanda di partecipazione ASSISTANT-EDITOR RBDPP - N. 1/2019.  
Publicado: 2019-12-22 Mais...
 

PRÊMIO - MELHORES AVALIADORES/AS DE 2019

 
Para valorizar e destacar a atuação fundamental dos 90 avaliadores/as que contribuíram neste ano, emitindo 138 pareceres, selecionamos 8 que fizeram diversas revisões de extrema qualidade.  
Publicado: 2019-12-11 Mais...
 

Dados e estatísticas de 2019

 
Publicados os três números previstos para 2019, conforme edital de agosto de 2018, a RBDPP divulga seus dados e estatísticas, de modo a consolidar a transparência e a publicidade do processo editorial.  
Publicado: 2019-12-08 Mais...
 

Nota da equipe editorial da RBDPP em memória à Ma Isabel González Cano (1° de abril de 1965 – 20 de outubro de 2019)

 
Durante a espera pela publicação, a prof. MaIsabel González Cano abruptamente faleceu em Braga durante uma breve viagem de trabalho. A professora González nos deixa um grande vazio humano e científico. A ela, por nós, é dedicado o presente número (V5N3) da RBDPP.  
Publicado: 2019-11-01 Mais...
 
Outras notícias...