Revista Brasileira de Direito Processual Penal


      

 

      

    

Das constantes discussões em grupos de estudos e de pesquisas, bem como de seminários científicos, tendo como um de seus objetos o Direito Processual Penal, surgiu a necessidade de intensificar a construção e o desenvolvimento científicos dos institutos desse ramo do Direito. A busca de um espaço próprio ao processo penal cria possibilidades de desenvolvimento científico crítico-construtivo. Por isso, o Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal, fundado em março de 2010, lança a Revista Brasileira de Direito Processual Penal.

A revista, que a partir de 2017 adota periodicidade quadrimestral (com três números por volume/ano), tem como objetivo primordial a produção de conhecimento científico de máxima qualidade, a partir de um processo editorial transparente, público e conforme com as diretrizes nacionais e internacionais sobre editoração científica e ética/integridade na avaliação dos manuscritos. Portanto, almeja-se criar espaço para um debate científico sério e consistente, que apresente reais contribuições ao aprimoramento da dogmática processual penal.

Portanto, a RBDPP tem como diferencial um consistente processo editorial de controle, avaliação e aprimoramento dos artigos submetidos, a partir da atuação dos seus editores e avaliadores, com conhecimentos específicos sobre as temáticas abordadas em suas seções e seu foco editorial. Por trata-se de periódico focado no Direito Processual Penal, a revisão por pares será direcionada a partir das temáticas e objetos específicos dos trabalhos submetidos aos pareceristas que tenham produção científica diretamente relacionada. Assim, almeja-se a realização de avaliações sólidas e cientificamente fundamentadas, de modo a oferecer uma real contribuição no aprimoramento do manuscrito.

Portanto, a RBDPP buscará a sua consolidação como fonte científica confiável à dogmática processual penal e, para isso, adota as seguintes metas de curto e médio prazo:

  • Fortalecer a "cultura de periódicos" no Direito, partindo da premissa de que a produção científica de ponta deve ser feita, essencialmente, em artigos publicados em revistas científicas certificadas, indexadas e com controle por pares rigoroso.
  • Fomentar a consolidação de uma rede de revistas científicas no Direito que adotem standards internacionais de rigor no controle por pares, integridade na produção científica e busca de impacto nacional e internacional.
  • Incentivo à produção científica consistente no Direito Processual Penal, especialmente a partir de dados empíricos e propostas concretas para solução de problemas reais da Justiça Criminal brasileira.
  • Adoção progressiva de medidas para ampliação da transparência e publicidade, com o objetivo de se alinhar com práticas de Ciência Aberta.

-----------------

DOSSIÊS ANTERIORES (Archivio delle nostre call)

REVISTAS PUBLICADAS

                      

 

Notícias

 

Seleção novas/os editores/as 2020 - resultados

 
A partir de edital público divulgado em dezembro de 2020, foram selecionada/os nova/os editore/as-assistentes para a equipe editorial da RBDPP.  
Publicado: 2021-01-03 Mais...
 

PRÊMIO - MELHORES AVALIADORES/AS DE 2020

 
Dos 113 avaliadores/as que contribuíram em 2020, emitindo 195 pareceres, selecionamos 10 que fizeram diversas revisões de extrema qualidade.  
Publicado: 2020-12-08 Mais...
 

Dados e estatísticas de 2020

 
Finalizados os três números de 2020, a RBDPP divulga seus dados e estatísticas, de modo a consolidar a transparência e a publicidade do processo editorial.  
Publicado: 2020-10-06 Mais...
 

Editor-chefe da RBDPP recebe Prêmio Jovem Editor ABEC

 
Editor-chefe da RBDPP, Vinicius Vasconcellos, recebeu o Prêmio Jovem Editor Jürgen Döbereiner 2020 da Associação Brasileira de Editores Científicos.  
Publicado: 2020-09-22 Mais...
 

Primeiro artigo depositado como postprint

 
De um modo inovador entre as revistas científicas de Direito, a RBDPP recentemente alterou as suas políticas para aceitar o depósito de preprints e postprints, como medida para maior abertura e celeridade na produção científica.  
Publicado: 2020-08-05 Mais...
 
Outras notícias...