Edital de Chamada de Avaliadores

06.09.2016

Corpo de Avaliadores da RBDPP é composto por pesquisadores do direito processual penal, doutores e doutorandos com produção científica consolidada na temática.

 O ingresso no banco de dados para eventual pedido de avaliação é aberto ao público, desde que preenchidos os seguintes requisitos:

  • possuir currículo LATTES atualizado (se brasileiro);
  • possuir a titulação de doutor ou estar cursando doutorado em Direito ou áreas afins;
  • possuir conhecimentos específicos no estudo do direito processual penal, demonstrado a partir de titulação, experiência na pesquisa e docência ou sólida produção bibliográfica sobre a temática;
  • atestar disponibilidade para a realização de até dois pareceres por quadrimestre.
-> CADASTRO DE AVALIADOR
O pesquisador que se interessar em colaborar com a RBDPP na realização de avaliações e preencher os requisitos acima deverá se cadastrar no sistema online do periódico, indicando a disponibilidade para ser "avaliador" e as áreas do direito processual penal que possui afinidade e produção científica consolidada. Se o usuário já for cadastrado, pode adicionar o interesse como "avaliador" em seu perfil.    Além disso, o avaliador deve enviar email para revista@ibraspp.com.br, com as seguintes informações:
  • Nome completo
  • E-mail para contato
  • Titulação (com ano de obtenção ou provável defesa)
  • Vinculação institucional
  • Áreas de interesse (dentro do processo penal)
  • Idiomas aptos para avaliação.
  • Link currículo LATTES


-> RECONHECIMENTO AO AVALIADOR

a) Publicação de pareceres como críticas científicas

De modo inovador, a RBDPP apresenta a possibilidade de publicação dos pareceres de avaliadores do periódico na seção Críticas científicas, realizados no controle cego por pares. Trata-se de opção oferecida ao parecerista, que pode abrir mão de seu anonimato para divulgar uma crítica bem fundamentada ao artigo publicado na revista.

Isso será possível somente após a aprovação final do artigo avaliador, que é inicialmente distribuído sem identificação de autoria ao parecerista. Para tanto, o parecer deverá ter entre três e sete páginas, com indicação de lista de referências bibliográficas. A crítica deve abordar aspectos substanciais da tese sustentada pelo autor, a partir de referencial teórico sólido, e não somente deficiências formais.

b) Envio de declarações e preenchimento Lattes

Após enviar o parecer solicitado, o avaliador receberá email de confirmação e agradecimento, contendo as informações relevantes sobre a tarefa desenvolvida. Tal documento tem legitimidade para fins de comprovação da produção técnica.

Além disso, o avaliador pode solicitar, uma vez ao ano (em dezembro), a emissão de declaração das atividades realizadas no período, de modo a ressaltar a importância do trabalho desenvolvido.

No LATTES, o avaliador pode adicionar sua atuação como um vínculo, em "Atuação", "Revisor de Periódico", a partir do momento em que realizar o primeiro parecer solicitado.

Além disso, cada parecer representa uma produção técnica, que pode ser incluída no currículo em "Produções", "Trabalho Técnico", com natureza de "Parecer". Sugere-se que o avaliador não adicione informações que possam identificar o artigo analisado, mas em "Título" coloque: "Parecer de avaliação de artigo - Revista Brasileira de Direito Processual Penal - RBDPP - mês/ano".

c) Publicação lista de avaliadores em cada número da revista

No expediente de cada número da RBDPP será publicada a lista de avaliadores que contribuiram para o periódico no respectivo período.

d) Premiação "melhores avaliadores do ano"

Anualmente, será divulgada lista com os nomes dos melhores avaliadores que colaboraram com a RBDPP no respectivo período. Tal escolha ficará à critério da Equipe Editorial, a partir dos seguintes critérios: quantidade de pareceres, respeito às regras e prazos, qualidade das avaliações.

e) Feedback às avaliações realizadas

Como medida de respeito à atuação do avaliador, a RBDPP assegurará o retorno de informações relevantes sobre o manuscrito avaliado, como a decisão final adotada e os posicionamentos dos demais pareceristas. Além disso, a Equipe Editorial adotará medidas para incentivar e aprimorar o trabalho do avaliador, com tutoriais, orientações e indicação de artigos científicos sobre a temática editorial.

f) Integração com Publons

A RBDPP firmou pareceria com o inovador sistema Publons, um mecanismo de certificação e reconhecimento da produção técnica desenvolvida pelo revisor nas colaborações realizadas ao avaliar os artigos submetidos. Após o envio do parecer, o avaliador poderá inserir tal informação em seu perfil Publons (ver exemplo), o que garante a confiabilidade da informação, pois o sistema possui mecanismo de checagem da atividade descrita.

Publons busca reconhecer o papel desempenhado pelo avaliador, certificando sua produção (há a possíbilidade de emissão de declarações), comparando sua atuação com outros revisores, introduzindo maior publicidade e transparência no processo editorial. Sobre as vantagens do sistema, clique aqui.

Assim, desde já sugere-se a criação gratuita de perfil em: https://publons.com/in/IBDPP/