Crítica científica de "Redefinindo o trânsito em julgado a partir da soberania dos veredictos: a coisa julgada parcial no tribunal do júri”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22197/rbdpp.v6i2.388

Palavras-chave:

crítica científica, soberania dos veredictos, processo penal, democracia, culpabilidade jurídica, presunção de inocência.

Resumo

Trata-se de crítica científica ao artigo “Redefinindo o trânsito em julgado a partir da soberania dos veredictos”, em que se defende a execução imediata da pena aos condenados pelo Tribunal do Júri. A partir da delimitação do conceito de democracia no direito processual penal, a crítica aborda os problemas da inversão ideológica do discurso em torno das garantias processuais que, na hipótese do artigo analisado, conduziu ao uso argumentativo da soberania dos veredictos para fins de ampliação do poder penal. Além disso, a crítica trabalha o conceito de culpabilidade jurídica da presunção de inocência, categoria chave para compreensão do estatuto normativo dos recursos e da impossibilidade de execução imediata ou antecipada da pena, antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Pedro Melchior, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro/RJ, Brasil
    Doutor em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ-FND); Membro da Associação Latino Americana de Direito Penal e Criminologia (ALPEC) - Seção Brasileira; Membro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP- Brasil); Membro da Associação Brasileira de Direito Processual Penal (ABDPro); Membro do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Membro fundador do Fórum Permanente de Direito e Psicanálise da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Membro da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); Coordenador Adjunto em Processo Penal do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD); Coordenador Adjunto do Instituto Brasileiro de Ciência Criminais no Estado do Rio de Janeiro (IBCCRIM); Coordenador Adjunto de Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); Professor de Direito Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Advogado Criminalista.

Referências

BAYÓN, Juan Carlos. Democracia y derechos: problemas del constitucionalismo. In: CARBONELL, Miguel (org.). El Canon neoconstitucional Madrid: Editorial Trotta, 2010.

BINDER, Alberto. Derecho Procesal Penal. Hermenéutica del proceso penal. 1a ed. Buenos Aires: Ad-Hoc, 2013.

BIZZOTO, Alexandre. A inversão ideológica do discurso garantista. Rio de Janeiro. Lumen Juris, 2009.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. 8ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CARRARA, Francesco. Il diritto penale e la procedura penale (prolusione al corso di diritto criminale ed ell’ anno accademico 1873-74, nella R. Universitá di Pisa): Opusculi di Diritto Criminale. Lucca: Tipografia Giusti, 1874, v. V.

CASARA, Rubens. Mitologia Processual Penal. Rio de Janeiro: Saraiva, 2013.

CASARA, Rubens R. R. MELCHIOR, Antonio Pedro. Teoria do Processo Penal. Dogmática e Crítica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.

FERRAJOLI, Luigi. Garantismo. Uma discussão sobre Direito e Democracia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: a teoria do garantismo penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

GINZBURG, Carlo. Relações de Força: história, retórica, prova. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1990.

LOPES JUNIOR, Aury. BADARÓ, Gustavo Henrique. Presunção de inocência: Do conceito de trânsito em julgado da sentença penal condenatória. (Parecer). Disponível em https://www.conjur.com.br/dl/parecer-antecipacao-pena.pdf. Acesso em 16.04.20

MARICONDE, Velez. Derecho Procesal Penal. Cordoba: Marcos Lerner Editora. 1981, Tomo II.

MARTINS, Rui Cunha. O ponto cego do direito: the brazilian lessons. Rio de Janeiro: Lumen Juris: 2010.

MARTINS, Rui Cunha. A hora dos cadáveres adiados: corrupção, expectativa e processo penal. São Paulo: Atlas: 2013.

MORAES, Maurício Zanoide de. Presunção de inocência no processo penal brasileiro: análise de sua estrutura normativa para a elaboração legislativa e para a decisão judicial. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

NEDER, Gizlene. Iluminismo jurídico-penal-luso-brasileiro: obediência e submissão. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia/Freitas Bastos, 2000.

PRADO, Geraldo. Crônicas da Reforma do Código de Processo Penal brasileiro que se inscreve na disputa política pelo sentido e função da Justiça Criminal. In: Em torno da Jurisdição, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

PRADO, Geraldo. A cadeia de custódia da prova no processo penal. São Paulo: Marcial Pons, 2019.

PRADO, Geraldo. O trânsito em julgado da decisão condenatória. Disponível em https://www.ibccrim.org.br/boletim_artigo/5673-O-transito-em-julgadoda-decisao-condenatoria. Acesso em 16.04.20.

REIS JUNIOR, Sebastião. O tempo do processo penal. Disponível em https://www.migalhas.com.br/quentes/324921/presuncao-de-inocencia-nao-mais-orienta-operadores-do-direito-adverte-ministro-sebastiao-reis. Acesso em 16.04.20

TIBURI, Marcia. CASARA, Rubens R.R. Ódio à inteligência: sobre o anti-intelectualismo. Disponível em https://revistacult.uol.com.br/home/50931-2/. Acesso em 16.04.20

WARAT, Luis Alberto. Introdução geral ao direito: a epistemologia jurídica da modernidade. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2002

WOLKMER, Antonio Carlos. Ideologia, estado e direito. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1989.

Downloads

Publicado

27.06.2020

Edição

Seção

Críticas científicas

Como Citar

Melchior, A. P. (2020). Crítica científica de "Redefinindo o trânsito em julgado a partir da soberania dos veredictos: a coisa julgada parcial no tribunal do júri”. Revista Brasileira De Direito Processual Penal, 6(2), 1059-1078. https://doi.org/10.22197/rbdpp.v6i2.388