Processo penal, segurança e liberdade: uma provocação

Manuel Monteiro Guedes Valente

Resumo


O presente artigo enfoca a questão da afirmação dos direitos humanos desde a perspectiva da liberdade, segurança e justiça na construção de um Processo Penal Democrático. Isso tendo em vista a necessária preocupação do mundo jurídico quando da realidade da sociedade permeada pela incerteza dos fenômenos negativos, relacionados com modelos autoritários ou bélicos do direito penal material e processual em contraste ao modelo garantista. A discussão passa pela problemática do enfrentamento da reedificação do Direito Penal do autor, voltado para perseguição criminal em detrimento das garantias, liberdades e direitos fundamentais. O estudo enfrentará também a idéia da negação do princípio do Estado democrático de direito a partir da admissibilidade da perseguição criminal futura (medidas de prevenção avançada) que podem colocar em risco a manutenção de garantias fundamentais efetivas. 


Palavras-chave


Processo Penal Democrático; Direitos Fundamentais; Perseguição Criminal

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Manuel da Costa. Bruscamente no verão passado. A reforma do Código de Processo Penal. Observações críticas sobre uma lei que podia e devia ser diferente. Coimbra: Coimbra Editora, 2009.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. 2. ed. Tradução do Dei Delitti e Delle Pene de José de Faria Costa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.

BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política. A filosofia política e as lições dos clássicos. 20. reimpr. Tradução do Teoria Generale Della Politica de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

CHARADEAU, Patrick. Informação, emoção e imaginários. A propósito do 11 de Setembro de 2001. Daniel Dayan. O Terror Espectáculo. Terrorismo e Televisão. Lisboa: Edições 70, 2009.

DIAS, Jorge de Figueiredo. Direito processual penal. Lições coligidas por Maria João Antu- nes. Coimbra: Texto Policopiado, 1988-9.

FELDENS, Luciano. Direitos fundamentais e direito penal – A Constituição Penal. 2. ed. revista e ampliada. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

FERRAJOLI, Luigi. Derecho y razón. Teoría del garantismo penal. 7. ed. Tradução do ita- liano de Perfecto Andrés Ibáñez et al. Madrid: Trotta, 2005.

GIACOMOLLI, Nereu José. Prisão, liberdade e as cautelares alternativas ao cárcere. São Pau- lo: Marcial Pons, 2013.

GUEDES VALENTE, Manuel Monteiro. Escutas telefónicas. Da excepcionalidade à vulga- ridade. Coimbra: Almedina, 2004 e 2008.

GUEDES VALENTE, Manuel Monteiro. Do mandado de detenção europeu. Coimbra: Almedina, 2006.

GUEDES VALENTE, Manuel Monteiro. Do ministério público e da polícia. Prevenção criminal e acção penal como execução de uma política criminal do ser humano. Lisboa: UCE, 2013.

GUEDES VALENTE, Manuel Monteiro. Segurança. Um tópico jurídico em reconstrução. Lisboa: Âncora Editora, 2013. . Processo penal. Coimbra: Almedina, 2010.

HASSEMER, Winfried. História das ideias penais na Alemanha do pós-guerra. Lisboa: AA- FDL, 1995.

JAKOBS, Günther. Derecho penal del enemigo. 2. ed. Tradução de Manuel Cancio Meliá. Madrid: Thomson-Civitas, 2003.

POLAÏNO-ORTS, Miguel. Derecho penal del enemigo. Barcelona: Bosch, 2009.

RAPOSO, João. Direito policial – I. Coimbra: Almedina, 2006.

ROXIN, Claus. Sobre o desenvolvimento do direito processual penal alemão. In: FER- REIRA MONTE, Mário; CALHEIROS, Maria Clara; MONTEIRO, Fernando Conde; LOUREIRO, Flávia Noversa. Que futuro para o Direito Processual Penal? Simpósio em Home- nagem a Jorge de Figueiredo Dias, por ocasião dos 20 anos do Código de Processo Penal Português e Tradução do alemão de Inês Godinho. Coimbra: Coimbra Editora, 2009.




DOI: https://doi.org/10.22197/rbdpp.v1i1.6

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Direito Processual Penal



____________________________________________

Revista Brasileira de Direito Processual Penal (RBDPP)

  

e-ISSN: 2525-510X - Clique aqui para metadados em OAI-PMH

   

Em parceria com | Partnership with:

Certificada e avaliada em:

SciRev     

Indexações, catálogos e diretórios | Data bases, catalogues and indexes: (ver lista completa/click here for the full list)

                                        

SCImago Journal & Country Rank