Processo penal, segurança e liberdade: uma provocação

Autores

  • Manuel Monteiro Guedes Valente Professor do ISCPSI e da UAL – Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.22197/rbdpp.v1i1.6

Palavras-chave:

Processo Penal Democrático, Direitos Fundamentais, Perseguição Criminal

Resumo

O presente artigo enfoca a questão da afirmação dos direitos humanos desde a perspectiva da liberdade, segurança e justiça na construção de um Processo Penal Democrático. Isso tendo em vista a necessária preocupação do mundo jurídico quando da realidade da sociedade permeada pela incerteza dos fenômenos negativos, relacionados com modelos autoritários ou bélicos do direito penal material e processual em contraste ao modelo garantista. A discussão passa pela problemática do enfrentamento da reedificação do Direito Penal do autor, voltado para perseguição criminal em detrimento das garantias, liberdades e direitos fundamentais. O estudo enfrentará também a idéia da negação do princípio do Estado democrático de direito a partir da admissibilidade da perseguição criminal futura (medidas de prevenção avançada) que podem colocar em risco a manutenção de garantias fundamentais efetivas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manuel Monteiro Guedes Valente, Professor do ISCPSI e da UAL – Lisboa.

    Doutor em Direito pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Direito. Diretor do ICPOL – Centro de Investigação. Professor do ISCPSI e da UAL – Lisboa. 

Referências

ANDRADE, Manuel da Costa. Bruscamente no verão passado. A reforma do Código de Processo Penal. Observações críticas sobre uma lei que podia e devia ser diferente. Coimbra: Coimbra Editora, 2009.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. 2. ed. Tradução do Dei Delitti e Delle Pene de José de Faria Costa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.

BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política. A filosofia política e as lições dos clássicos. 20. reimpr. Tradução do Teoria Generale Della Politica de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

CHARADEAU, Patrick. Informação, emoção e imaginários. A propósito do 11 de Setembro de 2001. Daniel Dayan. O Terror Espectáculo. Terrorismo e Televisão. Lisboa: Edições 70, 2009.

DIAS, Jorge de Figueiredo. Direito processual penal. Lições coligidas por Maria João Antu- nes. Coimbra: Texto Policopiado, 1988-9.

FELDENS, Luciano. Direitos fundamentais e direito penal – A Constituição Penal. 2. ed. revista e ampliada. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

FERRAJOLI, Luigi. Derecho y razón. Teoría del garantismo penal. 7. ed. Tradução do ita- liano de Perfecto Andrés Ibáñez et al. Madrid: Trotta, 2005.

GIACOMOLLI, Nereu José. Prisão, liberdade e as cautelares alternativas ao cárcere. São Pau- lo: Marcial Pons, 2013.

GUEDES VALENTE, Manuel Monteiro. Escutas telefónicas. Da excepcionalidade à vulga- ridade. Coimbra: Almedina, 2004 e 2008.

GUEDES VALENTE, Manuel Monteiro. Do mandado de detenção europeu. Coimbra: Almedina, 2006.

GUEDES VALENTE, Manuel Monteiro. Do ministério público e da polícia. Prevenção criminal e acção penal como execução de uma política criminal do ser humano. Lisboa: UCE, 2013.

GUEDES VALENTE, Manuel Monteiro. Segurança. Um tópico jurídico em reconstrução. Lisboa: Âncora Editora, 2013. . Processo penal. Coimbra: Almedina, 2010.

HASSEMER, Winfried. História das ideias penais na Alemanha do pós-guerra. Lisboa: AA- FDL, 1995.

JAKOBS, Günther. Derecho penal del enemigo. 2. ed. Tradução de Manuel Cancio Meliá. Madrid: Thomson-Civitas, 2003.

POLAÏNO-ORTS, Miguel. Derecho penal del enemigo. Barcelona: Bosch, 2009.

RAPOSO, João. Direito policial – I. Coimbra: Almedina, 2006.

ROXIN, Claus. Sobre o desenvolvimento do direito processual penal alemão. In: FER- REIRA MONTE, Mário; CALHEIROS, Maria Clara; MONTEIRO, Fernando Conde; LOUREIRO, Flávia Noversa. Que futuro para o Direito Processual Penal? Simpósio em Home- nagem a Jorge de Figueiredo Dias, por ocasião dos 20 anos do Código de Processo Penal Português e Tradução do alemão de Inês Godinho. Coimbra: Coimbra Editora, 2009.

Downloads

Publicado

31.03.2015

Edição

Seção

Fundamentos de Direito Processual Penal

Como Citar

Valente, M. M. G. (2015). Processo penal, segurança e liberdade: uma provocação. Revista Brasileira De Direito Processual Penal, 1(1). https://doi.org/10.22197/rbdpp.v1i1.6