Revista Brasileira de Direito Processual Penal


      

      

 

      

    

Das constantes discussões em grupos de estudos e de pesquisas, bem como de seminários científicos, tendo como um de seus objetos o Direito Processual Penal, surgiu a necessidade de intensificar a construção e o desenvolvimento científicos dos institutos desse ramo do Direito. A busca de um espaço próprio ao processo penal cria possibilidades de desenvolvimento científico crítico-construtivo. Por isso, o Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal, fundado em março de 2010, lança a Revista Brasileira de Direito Processual Penal.

A revista, que a partir de 2017 adota periodicidade quadrimestral (com três números por volume/ano), tem como objetivo primordial a produção de conhecimento científico de máxima qualidade, a partir de um processo editorial transparente, público e conforme com as diretrizes nacionais e internacionais sobre editoração científica e ética/integridade na avaliação dos manuscritos. Portanto, almeja-se criar espaço para um debate científico sério e consistente, que apresente reais contribuições ao aprimoramento da dogmática processual penal.

Portanto, a RBDPP tem como diferencial um consistente processo editorial de controle, avaliação e aprimoramento dos artigos submetidos, a partir da atuação dos seus editores e avaliadores, com conhecimentos específicos sobre as temáticas abordadas em suas seções e seu foco editorial. Por trata-se de periódico focado no Direito Processual Penal, a revisão por pares será direcionada a partir das temáticas e objetos específicos dos trabalhos submetidos aos pareceristas que tenham produção científica diretamente relacionada. Assim, almeja-se a realização de avaliações sólidas e cientificamente fundamentadas, de modo a oferecer uma real contribuição no aprimoramento do manuscrito.

Juntamente à solidez propiciada pela vinculação ao Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal, a RBDPP buscará a sua consolidação como fonte científica confiável à dogmática processual penal, o que se refletirá nos trabalhos publicados como uma marca de garantia de qualidade.

-----------------

DOSSIÊS ANTERIORES (Archivio delle nostre call)

REVISTAS PUBLICADAS

                    

 

Notícias

 

Prazo dossiê V6N3 prorrogado

 
Prazo de submissões ao dossiê “A persecução da corrupção como instrumento de luta política” prorrogado por 14 dias, até 24.7.2020.  
Publicado: 2020-07-09 Mais...
 

Dados e estatísticas vol. 6 n. 2 - transparência processo editorial

 
Finalizado o processo editorial do segundo número da RBDPP em 2020, novamente verificou-se um aumento no número de artigos recebidos e abrangência internacional da revista.  
Publicado: 2020-07-02 Mais...
 

EDITAL - CHAMADA DE ARTIGOS - Dossiês temáticos 2021

 
Continuando com a proposta realizada nos últimos anos, a RBDPP divulga aqui o edital de chamada de artigos aos dossiês temáticos que serão publicados nos números de 2021 da revista, cada um coordenado por editor-associado estrangeiro responsável, com seus respectivos prazos.  
Publicado: 2020-05-17 Mais...
 

Dados e estatísticas vol. 6 n. 1 - transparência processo editorial

 
Finalizado o processo editorial do primeiro número da RBDPP em 2020, verificou-se um aumento no número de artigos recebidos e de pareceres solicitados, além de mantidos os padrões de excelência, conforme estatísticas aqui divulgadas.  
Publicado: 2020-04-11 Mais...
 

Seleção de novos editores - resultado

 
A partir de edital público divulgado em dezembro de 2019, foram selecionados novos editores-assistentes para a equipe editorial da RBDPP.  
Publicado: 2020-02-16 Mais...
 
Outras notícias...