Estatísticas

A Revista Brasileira de Direito Processual Penal publica as suas estatísticas a cada número e consolidada anualmente, de modo a primar pela transparência e pela publicidade do processo editorial científico.

Alguns dados gerais pertinentes aos autores (nos últimos 24 meses):

  • taxa média de aprovação: 30-50%
  • entre as rejeições, percentual de rejeições preliminares: 70%
  • prazo médio submissão-decisão editorial preliminar: 60-90 dias
  • prazo médio submissão-publicação: 90-120 dias
  • média de pareceres recebidos por artigo: 2,81

Dados e estatísticas de 2019

Publicados os três números previstos para 2019, conforme edital de agosto de 2018, a RBDPP divulga seus dados e estatísticas, de modo a consolidar a transparência e a publicidade do processo editorial.

Ao total, foram recebidos 80 artigos durante o ano, dos quais 46 foram aprovados em controle por pares, resultando em um percentual de aprovação de 57%. Entre os 27 rejeitados, 21 foram em controle preliminar e 5 após avaliação por pares. 2 foram retirados pelos autores, 3 publicados como convidados e 2 estão em fila para o processo editorial do próximo número V6N1.

Foram solicitados 184 pareceres, dos quais retornaram 138, resultando em uma média de 75% de retorno aos pedidos.

Ao longo dos anos (2017, 2018 e 2019), verifica-se a consolidação da qualidade científica e internacionalização da revista, com o aumento de autores estrangeiros, doutores, além da manutenção de exogenia em autores e avaliiadores.

Portanto, a RBDPP tem atendido padrões de excelência nacionais e internacionais, inclusive com atenção aos requisitos necessários para qualificação B1 ou superior na avaliação Qualis-Capes Direito.

 

Dados e estatísticas 2018 - transparência processo editorial

Foi finalizado o processo editorial do próximo número da RBDPP (V4N3), terceiro a ser publicado em 2018.
Os arquivos foram enviados para diagramação e a revista será disponibilizada em acesso livre no site ainda em outubro.
 
No período em que o prazo de submissões para este número estava aberto, recebemos 20 artigos originais e 1 convidado: dos originais, 10 foram aprovados, 8 rejeitados (dos quais 4 em controle preliminar e 2 após controle por pares; 2 foram retirados pelos autores) e 2 deslocados ao V5N1. Assim, a taxa de aprovação ficou em 47%
 
Juntamente aos 10 artigos aprovados e o convidado, também serão publicados três editoriais (um deles do editor-associado do dossiê).
 
Além dos editores da RBDPP (que ativamente geriram o processo editorial), participaram deste número 41 avaliadores de diversos estados do Brasil e do exterior; dos 56 que foram solicitados (com um percentual de retorno de 73% dos revisores). Assim, agradecemos profundamente aos pareceristas que atuaram com dedicação e empenho científico, de modo determinante para o efetivo aprimoramento dos artigos avaliados.
 
Embora RBDPP ainda não possua Qualis (que será solicitado na próxima abertura para requerimentos à Comissão da área de Direito), podemos afirmar que todos os critérios para obtenção de um estrato de excelência (A1/2-B1) foram atendidos. Por exemplo, neste número a exogenia (principal critério para Qualis) foi 100% no conselho editorial, 91% nos autores e 97% nos pareceristas (é necessário no mínimo 75% para qualificação A, além de outros requisitos). O percentual de artigos com autor doutor, que neste número ficou em 75%, juntamente com 55% de artigos com autor que possui vinculação à instituição estrangeira.
 
Lembramos que o prazo para submissões ao próximo número da RBDPP está aberto, para artigos aos dossiês e sobre os diversos temas do processo penal, conforme as seções da RBDPP.
 
Por fim, divulga-se tabela com os dados totais consolidados de 2018, onde se percebe a evolução da RBDPP nesses dois anos: